A Paróquia: organismo que ajuda a Família na Formação de valores.
Irmãos e irmãs, hoje somos convidados a refletir sobre a importância da paróquia junto às famílias para a formação de valores. A paróquia, mais que um território, estrutura ou edifício, é uma comunidade de fiéis, isto é, uma comunidade onde se descobre o rosto familiar e próximo da igreja: que está constituída na igreja particular, como uma célula sob a autoridade do bispo diocesano, cujo cuidado pastoral se recomenda a um pároco, que exerce de maneira autônoma, porém em colaboração com o bispo, e cujo dever é “acompanhar as pessoas e famílias ao longo de sua existência na educação e crescimento de sua fé” (Puebla 644).
A paróquia é, em certo sentido, a própria Igreja que vive entre as casas de seus filhos e de suas filhas. É a casa comum onde todos são bem acolhidos. É o lugar da comunhão dos crentes e, por sua vez, sinal e instrumento da comum vocação.
A paróquia é o lugar de encontro do cristão, das famílias, onde se dá a comunicação fraterna de pessoas e de bens. As paróquias são células vivas da Igreja e lugares privilegiados onde as famílias podem viver a experiência do
encontro com Cristo e de sua igreja.
A Palavra de Deus ilumina minha vida
Os primeiros cristãos tinham a comunidade como uma
extensão de sua família. Ali são aprimorados os valores que
são intrinsecamente familiares: fraternidade, doação,
partilha, unidade. Bem significativo é o fato de que, neste
período, os encontros acontecem nas casas das famílias.
Toda a família é envolvida e perseverante no ouvir o
ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir
o pão eucarístico e nas orações. A comunidade e cada um dos
membros cresce em número e na qualidade.
As paróquias devem ser lugares de formação permanente. Para obter um trabalho mais eficaz e fecundo, a favor da promoção e fortalecimento da vida das famílias e ajudar a família em sua árdua tarefa como formadora de valores, é necessário:
* Anunciar com coragem, celebrar com alegria e viver com esperança a Boa Nova da Família, do matrimônio e da vida.
* Frente a um mundo onde se vive o relativismo moral, o pragmatismo, o hedonismo, o egoísmo, a ambiguidade, a superficialidade, é necessário dar razão a nossa fé, por isso deve formar discípulos missionários.
* Que cada paróquia procure a implementação de uma equipe de Pastoral Familiar, impulsionada e promovida por seu Pároco como responsável, juntamente com o Bispo.
* Que a paróquia seja um lugar de encontro onde se juntam os diversos organismos, movimentos que trabalham a favor das famílias e demais grupos paroquiais, para a promoção e progresso das famílias.
* Que a paróquia seja também um lugar de encontro entre os diversos grupos apostólicos, pastorais, e que se leve em conta em todos os seus programas formativos a Pastoral Familiar.
* A Paróquia deve procurar a preparação e a formação adequada para os noivos, especialmente dos que estão mais próximos a casar-se, dos matrimônios jovens, dos matrimônios de idade madura, a orientação e aconselhamento dos casais que vivem em situação especial e irregular, das viúvas, das crianças de rua e na rua, das mães solteiras, da formação de adolescentes e jovens, da educação na sexualidade, da promoção e defesa da vida em todas as suas etapas e de promover em todos os âmbitos a cultura da vida.
* A paróquia é escola de santidade, onde são anunciados, promovidos, difundidos e se garantidos os valores humanos e cristãos.
A Paróquia, comunidade das comunidades
* Entre as comunidades eclesiais, nas quais vivem e se forma os discípulos e missionários de Jesus Cristo, sobressaem as Paróquias. São células vivas da igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. São chamadas a ser casas e escolas de comunhão.
* São de verdade espaços de iniciação cristã, da educação e celebração da fé, abertas à diversidade de carismas, serviços e ministérios, organizadas de modo comunitário e responsável, integradoras de movimentos de apostolado já existentes, atentas às diversidade cultural de seus habitantes abertos aos projetos pastorais e supra-paroquiais e às realidades circundantes.
* Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente. O Espírito Santo, que atua em Jesus Cristo, é também enviado a todos enquanto membros da comunidade, porque sua ação não se limita ao âmbito individual.
* A partir da Paróquia, é necessário anunciar o que Jesus Cristo “fez e ensinou” (At 1,1) enquanto esteve entre nós. Sua pessoa e sua obra são a boa nova de salvação anunciada pelos ministros e testemunhas da Palavra que o Espírito desperta e inspira. A palavra acolhida é salvífica e reveladora do mistério de Deus e sua vontade.
* A eucaristia, fonte e ponto alto da vida cristã, faz com que nossas paróquia sejam sempre comunidades eucarísticas que vivem sacramentalmente o encontro com o Cristo Salvador. Elas também celebram com alegria.
* No matrimônio: o amor entre o casal que como graça de Deus germina e cresce até a maturidade, tornando efetiva na vida cotidiana a doação total que mutuamente fizeram ao se casar.
* Dentro do território paroquial, a família cristã é a primeira a mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã. Ela se chama “Igreja Doméstica” Aí, os pais desempenham o papel de primeiros transmissores da fé a seus filhos, ensinando-lhes através do exemplo e da palavra, a serem verdadeiros discípulos missionários . Ao mesmo tempo, quando essa experiência de discipulado missionário é autêntica, “uma família se faz evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente em que ela vive”. Isso age na vida diária “dentro e através” dos atos, das dificuldades, dos acontecimentos da existência de cada dia.” O Espírito, que faz tudo novo, atua inclusive dentro de situações irregulares, nas quais se realiza um processo de transmissão da fé, mas temos que reconhecer que, nas atuais circunstâncias, às vezes esse processo se encontra com muitas dificuldades. Não se propõe que a Paróquia chegue a sujeitos afastados, mas à vida de todas as famílias, para fortalecer nelas a dimensão missionária.
ORAÇÃO
Ó Pai querido, Vós organizais a Vossa Igreja para que mais eficazmente cumpra a sua missão de educadora na fé e sacramento de salvação. Deste-nos a família como primeira igreja e a Paróquia como extensão de nossa casa. Abençoai nosso pároco! Fazei que continue sua missão de coordenar todas as famílias na unidade. Abençoai-nos para que continuemos nosso compromisso com a família na Paróquia e na sociedade.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.
Paroco
Frei Carlos OFM
Paróquia São Francisco Goiania Go
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário